O Dia Internacional dos Museus foi celebrado pela primeira vez há 40 anos. Em 2020, voltamos a comemorar esta data sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

A exposição “Um Mundo de Máscaras” tem como intuito promover uma ponte entre o presente e o passado, por forma a desmistificar a utilização deste objeto milenar que, noutros tempos, era usado com diversos objetivos, para além da proteção.

Esta exposição pretende ainda ser rosto da diversidade de civilizações, países, culturas e povos, sob a perspetiva de um dos mais relevantes testemunhos que a antropologia nos permite hoje conhecer: a máscara.

África

América

Na coleção reunida, agrupámos máscaras de diferentes museus em Portugal, e provenientes dos quatro cantos do mundo. Com o intuito de apresentar as histórias por detrás de cada um destes objetos, procurámos aproximar diferentes culturas e derrubar preconceitos, encontrar convergências e divergências nas suas funcionalidades, bem como perscrutar características que as tornam cúmplices entre si, independentemente da sua origem.

As máscaras escondem o rosto, retirando-lhe qualquer tipo de expressão, personalidade ou vida, desafiando-nos a conhecer o olhar daquele que escolhe ou é impelido a usá-la. Um olhar sob outro ponto de vista.

Ásia

Europa

Organização:

Apoio Institucional: